terça-feira, 30 de março de 2010

Trilha Estação Ecológica (P.N. Bocaina, Bananal-SP) X Lídice-RJ. 140 Km

Zé Adal com mais uma de suas magníficas idéias nos convidou para ir até a estação ecológica de Bananal - SP, e de lá procurar uma trilha que chega a Lídice-Rj. Eu, Sequela, Rogério e Celmo. Resolvemos ir. Saímos de Volta Redonda bem cedo, pois sabíamos que nosso dia de pedal seria bem longo, encontrei com seu Zé na casa dele, partimos para ponte alta para encontrar com os outros que sairiam da voldac, mas acabou que devido a atrasos só conseguimos nos reunir na padaria de Bananal.

A partir daí o caminho foi tranqüilo até o Km 13 no pé da serra, paramos nos refrescamos numa boa bica e seguimos em frente, enfrentando o asfalto puxado da serra, até a entrada para estação, antes de pegar a estrada de terra, ou melhor, pedra. Comemos uma excelente farofa preparada por seu Zé Adal que ajudou muito na difícil subida até a cachoeira sete quedas, encontramos uma coisa muito rara no caminho, um lindo Tatu cavando seu buraco, ficamos admirados com a mansidão do bicho, que foi fotografado por todos.

Ao passar pela Sete Quedas fomos praticamente obrigados a parar, mesmo com o tempo apertado não poderíamos partir sem aproveitar aquele belo lugar, depois foi só descer até a Estação Ecológica onde pegaríamos algumas informações sobre o resto do caminho, e assim fizemos e então descobrimos que nossa idéia não seria tão simples de se concluir, pois fomos avisados de que o caminho era cheio de encruzilhadas criadas por madeireiras e que teríamos grandes dificuldades, mas já que estávamos ali resolvemos ir, depois de realizar uma visita a Estação.

Seguimos na estrada indicada, mas logo veio a primeira encruzilhada e com ela a primeira duvida, depois de algumas palavras decidimos a direção, assim fizemos em todas as outras, mas foi ficando cada vez mais difícil. Uma serração baixou e o tempo fechou lá no alto, e em meio a aqueles vários caminhos fomos ficando cada vez mais com dúvidas. Outra encruzilhada e mais uma duvida só que nessa não sabíamos o que fazer por que já tínhamos testado todos os caminhos, mas nenhum nos parecia ser o verdadeiro, como um grande temporal se aproximava e o destino final não; resolvemos voltar e tentar pegar um abrigo seguro, mas quase que não deu tempo uma grande chuva nos pegou um pouco antes da Estação, raios e trovoes vieram com ela, mas mesmo ensopados conseguimos um abrigo para esperar o tempo voltar ao normal e retornar para casa pelo caminho da vinda, pois não conseguimos encontrar a trilha. Mas breve espero postar outro relato só que dessa vez com o trajeto até Lídice.

1. Taí mais um típico passeio do desbravador Zé Adal! rsrs

Passaram por belos lugares, só foi uma pena não acharem a trilha certa para Lídice... Queria que vcs achassem o caminho para depois poder levar os outros amigos! rsrs

Mas só de ir até a estação já é um ótimo passeio. Valeu, com certeza!

Abraço!

2. Belo blog, jovem JH. Fiquei contente de ver minha farofa elogiada. Sábado vamos a Passa Vinte por um caminho novo. Voldac, 6:30

3. Por se tratar de uma Estação Ecológica, Unidade de Conservação de Proteção Integral (SNUC- 2000) as atividades são direcionadas para a Proteção, Fiscalização e Pesquisa, sendo que pela existência de atributos naturais e históricos na área, são desenvolvidos trabalhos de Educação ambiental e visitação pública agendada e monitorada em cerca de 2% da área total desta Unidade de Conservação.